O QUE É O ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSO?

O Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul é um dos mais importantes centros de formação da identidade artística do Distrito Federal.


A sua história se confunde com o universo da cidade, com o nascimento dos artistas e constituição da  produção cultural local, reunindo um público jovem, amante das artes e do compartilhamento de conhecimento.


QUAIS SÃO AS INSTALAÇÕES/EQUIPAMENTOS DO ECRR?


O Espaço Cultural Renato Russo 508 sul, abrange salas, galerias e teatros com perfis variados para receber apresentações artísticas e culturais de diferentes linguagens.


São dois teatros: o Teatro Galpão e o renovado Teatro de Bolso.  O cineteatro Sala Marco Antônio Guimarães, as galerias para exposições Parangolé e Rubem Valentim; o ateliê de pintura; a Biblioteca de Artes Ethel Dornas, com gibiteca e musiteca; a Sala Multiuso para oficinas-espetáculos e ensaios; o Galpão das Artes (artes visuais), bem como a Praça Central e o Mezanino, destinados a atividades diversas, como exposições, shows e saraus.

COMO FOI A REFORMA DO ECRR?


Com investimento total de R$ 6,2 milhões, o Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul passou por uma reforma completa que incluiu obras das salas multiuso, dos teatros, da Biblioteca das Artes e do foyer; reparação de toda a estrutura predial; revisão das instalações hidráulica e elétrica; instalação de elevador e intervenções para garantir acessibilidade, além de sistemas de luz, som e projeção para salas e galerias.


COMO FOI SELECIONADA A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVÍL  - OSC PARA OCUPAÇÃO DO ESPAÇO?


A Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal lançou no primeiro semestre de 2018, Chamamento Público para parceria na gestão e programação do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul. O objetivo foi selecionar uma organização da sociedade civil (OSC) para planejar e coordenar, junto com o governo, programação do espaço durante 12 meses.


As propostas contemplaram programação mensal para cada uma das salas, galerias e teatros que compõem o Espaço Cultural Renato Russo/508 Sul.


A OSC selecionada  pela Secretaria de Cultura, dentre seis organizações que apresentaram propostas, foi o INSTITUTO BEM CULTURAL - IBC


COMO É A GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DO ECRR?


A gestão da programação do Espaço Cultural Renato Russo será realizada pela Secretaria de Cultura em parceria com O Instituto Bem Cultural - uma organização da sociedade civil, conforme o regramento do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), selecionada através de  chamamento público. A instituição vencedora do certame tem orçamento de R$ 800 mil para executar plano de trabalho de um ano adequado ao perfil e às diretrizes de uso do equipamento.

CHAMAMENTOS PÚBLICOS


O que é  CHAMADA PÚBLICA PARA CESSÃO DE PAUTA PARA EVENTOS?


Seleção de propostas de eventos, em suas diversas possibilidades, inclusive cursos,


ensaios e pesquisas para compor a programação do ECRR 508 Sul que estejam alinhados com o projeto curatorial.


Quem pode se inscrever para os chamamentos?


Poderão se inscrever produções em teatro, circo, dança, artes visuais, performances,


eventos literários, cultura urbana, moda, música, entre outros eventos artísticos e culturais.


Poderão se inscrever pessoas físicas e jurídicas contudo, na etapa de contratação, o evento deverá ser, obrigatoriamente, representado por pessoa jurídica, com ou sem fins lucrativos, que conste ao menos uma atividade cultural entre as suas atividades econômicas (CNAE).


Como fazer a inscrição?


As inscrições serão feitas exclusivamente pelo link disponibilizado no site www.espacoculturalrenatorusso.com.br.


Quais as datas de inscrição?


O chamamento em execução cobrirá a programação no período de 01 de fevereiro à 13 dezembro de 2019 sendo os períodos de inscrição e de pauta como se seguem:


I - Para os eventos realizados no período de 01 de fevereiro à 28 de feveriro de 2019


as inscrições serão de 10 de dezembro a 30 de dezembro de 2018.


II - Para os eventos realizados no período 07 março a 30 junho de 2019 as inscrições


serão de 10 de dezembro a 27 de janeiro de 2019.


III - Para os eventos realizados no período de 02 julho a 13 dezembro de 2019 as inscrições serão de 13 de maio de 2019 a 02 de junho de 2019.


A proposta poderá indicar até duas datas para a realização do seu evento para permitir, pela seleção, a maior otimização possível dos eventos e pautas disponíveis.


Quais os espaços podem ser objeto dos chamamentos?


No Térreo:


Praça Central


Espaço amplo de fácil acesso, destinado principalmente a eventos variados, possibilitando a


instalação de displays, estandes e palcos móveis. O espaço tem 425 metros quadrados.


Possui 02 (duas) varas para iluminação cênica.


Mezanino (parte superior da Praça Central)


Destinado a exposições, encontros e oficinas, o mezanino pode ser utilizado separadamente ou em conjunto com a Praça Central. Ele tem 80 metros quadrados de área livre cercada por bancos fixos. Seu acesso é por meio de escadas ou elevador. Possui 01 (uma) vara para iluminação cênica.


Galeria Rubem Valentin


Destinada a exposições, a galeria tem 236 metros quadrados e está equipada com trilhos e luminárias.


Galeria Parangolé


Destinada a exposições, a galeria tem 96 metros quadrados e está equipada com trilhos e luminárias.


Sala Multiuso


Destinado principalmente a apresentações e ensaios de artes cênicas, a sala tem características mistas (arena e italiano) com uma arquibancada frontal fixa. O palco tem 14m (largura) x 10m (profundidade) e na arquibancada estima-se a possibilidade de receber 120 espectadores. A sala possui 04 (quatro) varas de iluminação e equipamento de luz e som; possui, também, camarim e cabine de operação técnica.


Sala Marco Antônio Guimarães


Destinada principalmente a projeções audiovisuais, a sala tem características de teatro italiano com uma tela branca ao fundo de 8,30m (largura) x 3m (altura). Seu palco tem 9,30m (largura) x 4,65m (profundidade) e o pé direito de 3,25m (ao fundo) e 5,40m (na boca de cena). Sua plateia é formada por 97 cadeiras mais 02 espaços para cadeirantes.


Possui 04 (quatro) varas de luz e equipamento de luz e som; possui, também, camarim e cabine de operação técnica. O espaço conta com tela para projeção e não possui, ainda, projetor.


Teatro Galpão


Destinado principalmente a apresentações de circo e artes cênicas, o teatro tem características de um espaço livre, de 17m (largura) x 17m (profundidade), 425 metros quadrados, com pé direito de 6,80m (ao centro) e 5,10m (nas laterais), com 09 (nove) varas 7 fixas de luz e equipamento de iluminação e som instalados; possui também camarim e cabine de operação técnica. O espaço possui 200 cadeiras de plástico.


1º Piso:


Teatro de Bolso


Trata-se de um pequeno auditório, com 62 cadeira e mais espaço para um cadeirante, destinado principalmente a palestras e oficinas. O teatro possui pequeno palco de 04m (largura) x 2m (profundidade) e cabine de operação técnica.


Mezanino Piso Superior


Espaço de 64 m² com varandas dos dois lados (uma virada para a Praça Central outra para W3) onde podem ser colocados móveis, criando ambientes de convivência, reuniões ou recepções. Também, pode servir para pequenas exposições.


COMO ESTÁ ESTABELECIDA A PARCERIA ENTRE A SECRETARÍA DE ESTADO DE CULTURA DO GDF O INSTITUTO BEM CULTURAL - IBC?


A parceria entre governo e organização da sociedade civil será executada entre novembro de 2018 e outubro de 2019. Caberá à OSC planejar, junto com a Secretaria de Cultura, atividades diversas para ocupar as salas do equipamento com ações voltadas à promoção e difusão cultural, formação continuada, pesquisa, experimentação, criação artística, intercâmbio e residências.


Esse modelo de parceria na gestão dos espaços culturais segue as diretrizes do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e os princípios da Lei Orgânica de Cultura do DF (LOC).


O QUE É O INSTITUTO BEM CULTURAL - IBC?


Instituição de direito privado, sem fins lucrativos, constituída em 2011.


As atividades do IBC se referem a execução direta de pesquisa, projetos, programas e planos de ação, através de serviços técnicos e intermediários a outras organizações com ou sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuam em áreas afins.


Tem em sua base os princípios de associação colaborativa que busca a promoção e difusão da cultura nacional


Para consecução de seus objetivos o Instituto estabeleceu em sua constituição a necessidade de ter presente no desenvolvimento das suas atividades a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e a ampla difusão do conhecimento e inserção social.


O Instituto Bem Cultural entre outros projetos, desenvolve:


MID – Movimento Internacional de Dança 2018


Festival de Teatro Brasileiro


Projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território DIST – Ribeirão das Neves/MG


Projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território DIST – Rio Largo/AL


MID – Movimento Internacional de Dança 2016  – CCBBs Brasília (DF) e Belo Horizonte(MG)


Projeto Território Criativo DF


Festival Dança França Brasil – CCBB BSB


Caravana Eros Impuros


Carnaval Multicultural CCBB Brasília


Arraiá CCBB – Uma Homenagem à Cultura Popular – Brasília


Leia mais em:
http://www.institutobemcultural.org.br/


O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVÍL - OSC?


ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL: (DEFINIÇÃO SEGUNDO LEI FEDERAL Nº 13.204, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2015).


a) entidade privada sem fins lucrativos que não distribua entre os seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados, doadores ou terceiros eventuais resultados, sobras, excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, isenções de qualquer natureza, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, e que os aplique integralmente na consecução do respectivo objeto social, de forma imediata ou por meio da constituição de fundo patrimonial ou fundo de reserva;


b) as sociedades cooperativas previstas na Lei no 9.867, de 10 de novembro de 1999; as integradas por pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade pessoal ou social; as alcançadas por programas e ações de combate à pobreza e de geração de trabalho e renda; as voltadas para fomento, educação e capacitação de trabalhadores rurais ou capacitação de agentes de assistência técnica e extensão rural; e as capacitadas para execução de atividades ou de projetos de interesse público e de cunho social.


c) as organizações religiosas que se dediquem a atividades ou a projetos de interesse público e de cunho social distintas das destinadas a fins exclusivamente religiosos.


QUAIS SÂO AS PARCERIAS DO INSTITUTO BEM CULTURAL - IBC PARA PROCEDER À GESTÃO DO ECRR? 


Para fazer frente ao desafio de programar e gerir o espaço cultural que é o coração da cidade, o IBC convidou parceiros que irão somar forças para realizar uma gestão com a qualidade e eficiência que o Espaço Cultural Renato Russo e cidade merecem


Algumas instituições serão parceiras realizando projetos e colaborando com a programação. Buscamos parceiros para uma atuação em rede e, assim, promover uma ação institucional mais potente. Entre as parcerias já firmadas destacamos:


O Instituto Alvorada Brasil. O Instituto BR Arte, sediada em Fortaleza-CE. O Instituto Ação e Cidadania, organização sem fins lucrativos criado pelo Betinho. O Instituto Cultura e Democracia, criado pelo ex-ministro da cultura, Juca Ferreira. A Associação do Audiovisual sediada em São Paulo.  A Embaixada da França, Instituto Francês do Brasil e o Instituto Francês Paris. A Embaixada da Espanha e Instituto Cervantes. O Núcleo de Arte e Cultura - NAC, e a Cia. La Casa Incierta da diretora Clarice Cardell