Para fazer frente ao desafio de programar e gerir o espaço cultural que é o coração da cidade, o IBC convidou parceiros que irão somar forças para realizar uma gestão com a qualidade e eficiência que o Espaço Cultural Renato Russo e cidade merecem


Algumas instituições serão parceiras realizando projetos e colaborando com a programação. Buscamos parceiros para uma atuação em rede e, assim, promover uma ação institucional mais potente. Entre as parcerias já firmadas destacamos:


O Instituto Alvorada Brasil. O Instituto BR Arte, sediada em Fortaleza-CE. O Instituto Ação e Cidadania, organização sem fins lucrativos criado pelo Betinho. O Instituto Cultura e Democracia, criado pelo ex-ministro da cultura, Juca Ferreira. A Associação do Audiovisual sediada em São Paulo.  A Embaixada da França, Instituto Francês do Brasil e o Instituto Francês Paris. A Embaixada da Espanha e Instituto Cervantes. O Núcleo de Arte e Cultura - NAC, e a Cia. La Casa Incierta da diretora Clarice Cardell


Instituições que atuarão em Rede


O Instituto Alvorada Brasil


O Instituto Alvorada Brasil - IAB será responsável pela coordenação de captação de recursos e pelas ações de audiovisual que serão realizadas em nossa proposta.


O Instituto Alvorada Brasil é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, criada em maio de 2009 para desenvolver projetos nas áreas de cultura, economia criativa, educação, pesquisa e responsabilidade social. Sua sede está localizada em Brasília, mas seu estatuto prevê atuação nacional.


Em julho de 2012, o instituto recebeu do Ministério da Justiça a certificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Na área cultural, o instituto já concebeu e produziu projetos de música (Encantadoras, Bandolim Solidário, Alvorada das Artes, Mestres da Viola e da Cantoria Caipira, Baile do Almeidinha, Casa Thomas Jefferson In Concert, entre outros) e de artes cênicas (enCena e Alvorada das Artes), chancelados pelo Ministério da Cultura (Minc) e pela Secretaria da Cultura do DF (Secult/DF). Esses projetos foram executados por meio da Lei Rouanet, da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (LIC/DF) e de patrocínio direto.


Desde 2013 é a entidade proponente, junto à Secretaria de Cultura do DF, do tradicional Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em parceria com o Sebrae Nacional, o Instituto Alvorada firmou, em 2013 e 2014, convênios de cooperação técnica e financeira para executar trabalhos de pesquisa, análise e processamento das fontes de financiamento de projetos culturais por meio do mecenato cultural. As duas instituições também são parceiras no diagnóstico das cadeias e arranjos produtivos locais (APL) da economia criativa no Distrito Federal e nas regiões metropolitanas de Salvador e Rio de Janeiro.


O instituto é parceiro da Câmara dos Deputados para a coprodução de projetos culturais e já desenvolveu projetos em parceria com diversas embaixadas sediadas na Capital Federal. No Teatro Brasília promoveu eventos para discutir temas relevantes e estratégicos em parceria com veículos de comunicação, tais como a revista Brasileiros e a agência T1. Em 2014, o Instituto Alvorada Brasil coordenou os trabalhos de pesquisa para a elaboração do livro Mensageiro através do tempo, em homenagem aos 350 anos dos Correios. Em parceria com a Caixa Econômica Federal, participou do lançamento, em setembro de 2012, do projeto Vozes da Classe Média, desenvolvido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR).


O Instituto BR Arte,


O Instituto BR Arte, sediada em Fortaleza-CE, também foi convidada para uma atuação em rede pelo nosso empenho em viabilizar a realização de um curso de produção cultural certificado. Essa ação complementar é muito relevante para alcançar nosso intento de criar um centro de formação em artes que abarque os diferentes elos da cadeia do fazer artístico.


Instituições Parceiras


A Ação e Cidadania


A Ação e Cidadania, instituto sem fins lucrativos criado pelo Betinho se soma ao nosso projeto para realizarmos juntos projetos que envolvam a juventude periférica e a promoção de ações sociais e culturais. Trata-se de um instituto presente em todo o país que também nos auxiliará na captação de recursos.


O Inst. Cultura e Democracia


O Inst. Cultura e Democracia, criado pelo ex-ministro da cultura, Juca Ferreira, se soma ao nosso projeto para realizar o projeto "Audiovisual e Democracia - Ciclo de Reflexões" queobjetiva inserir jovens da periferia no mercado do audiovisual.


Associação do Audiovisual


A Associação do Audiovisual sediada em São Paulo, se soma ao IAB, Ação da Cidadania e Instituto Cultura e Democracia na busca de incluir de forma mais contundente o audiovisual no conjunto da programação de nossa proposta.


A Embaixada da França, Instituto Francês do Brasil e o Instituto Francês Paris


A Embaixada da França, Instituto Francês do Brasil e o Instituto Francês Paris irão viabilizar o intercâmbio com a vinda artistas franceses circenses para contribuir com os grupos residentes e ações formativas de nossa programação.


Embaixada da Espanha e Instituto Cervantes


A Embaixada da Espanha e Instituto Cervantes também irão viabilizar o intercâmbio com a vinda de artistas espanhóis de teatro para a interação com os grupos residentes de teatro.


O IBC já possui uma relação intensa com essas instituições internacionais quando da realização do Movimento Internacional de Dança e do Festival Brasileiro de Teatro.


Núcleo de Arte e Cultura - NAC


O Núcleo de Arte e Cultura - NAC também é uma instituição parceira com vistas a viabilizar cursos cenotécnicos que, assim, como o curso de produção cultural, se articula com as oficinas montagens. Nossa intenção é termos formações em a criação cênica, visual, cenotécnica e a produção e assim possibilitar aos jovens uma vivência e formação nos principais elos da produção artística.


Cia. La Casa Incierta


A cia. La Casa Incierta da diretora Clarice Cardell é parceira na proposta de estabelecer o ECRR como um espaço dedicado ao teatro para infância. É importante para a formação de plateia e a construção de vínculo com o público a percepção do perfil do espaço. Assim, o La Casa Incierta nos ajudará a viabilizar uma programação contínua e de qualidade para esse público.